Para muitas pessoas, a contratação de mão de obra para uma obra pode ser um grande problema. Afinal, quem não está familiarizado com a construção não tem ideia de quantos profissionais são necessários em um projeto. E assim como em uma grande orquestra, cada profissional tem sua importância e o momento exato de tocar seu instrumento.
Mas para te ajudar a entender quais são os profissionais que você precisa para construir, nós preparamos este texto para te explicar sobre a mão de obra necessária para tocar uma obra com segurança e qualidade. Acompanhe!
ASSISTA AOS STORIES ABAIXO:
Mão de obra necessária para construir
Arquiteto
Qualquer obra começa pelo arquiteto, já que cabe a ele o desenvolvimento do projeto arquitetônico executivo, o qual irá trazer todas as medidas da planta baixa da casa, assim como detalhes arquitetônicos.
Uma prancha arquitetônico executiva contém os seguintes desenhos:
- Planta de implantação;
- Planta baixa;
- Planta de cobertura;
- Corte A-A;
- Corte B-B;
- Elevação de fachada em 2D;
- Fachada em 3D;
- Quadro de esquadrias;
- Carimbo com os dados do projeto.
O trabalho do arquiteto vai muito além da estética de uma edificação. Uma vez que uma construção precisa ser funcional, segura, econômica e atender às necessidades das pessoas que vão utilizar o espaço.
Ao contratar um arquiteto, você pode escolher como será a participação do profissional na construção, se ele vai, por exemplo, apenas elaborar o projeto ou se irá acompanhar a execução da obra e participar até a fase final da construção.
Engenheiro civil
O arquiteto define o que deverá ser feito, porém cabe ao engenheiro civil determinar como será feito o que está no projeto. Assim, o engenheiro civil realiza os cálculos e elabora outros projetos complementares de engenharia, como o projeto estrutural, hidrossanitário e elétrico da construção.
No mais, é o engenheiro civil o responsável pela supervisão do canteiro de obras e orientação dos outros profissionais envolvidos na execução da obra.
Mestre de obras
Na hora de executar o projeto é necessária a coordenação de outros profissionais, sejam eles terceirizados ou mão de obra direta. Por isso, trabalho de coordenar tudo e todos é feito pelo mestre de obras que funciona como um elo entre engenheiro/arquiteto e profissionais executores.
Entre as suas inúmera funções podemos citar:
- controlar o padrão de qualidade da obra;
- assegurar que a execução está de acordo com as normas;
- manter em ordem no canteiro de obras;
- interpretar os detalhes técnicos especificados pelos engenheiros e arquitetos.
VAI CONSTRUIR OU DECORAR SEU IMÓVEL?
Me envie uma mensagem para receber uma proposta dos meus serviços de forma rápida e fácil!!
Vamos montar o projeto ideal para você e sua família juntos!
Apontador de obras
Esse profissional é muito importante em construções de médio e grande porte. Portanto, se você está pensando em construir ou reformar uma casa, não precisará contratar esse tipo de profissional.
Sua função é fazer a ligação entre o trabalho no canteiro e o escritório da construtora.
Técnico em construção civil
Outro profissional que atua em obras de médio e grande porte e é o responsável por orientar e analisar as atividades, processos e as equipes no canteiro de obras, bem como, entre outras coisas, controlar os materiais de construção e acompanhar os trabalhos da equipe de topografia.
Encarregado
Em uma construção existem diversos grupos de trabalho e para que não aconteçam falhas por falta de comunicação ou organização, existem os encarregados.
Os encarregados são os líderes de cada um dos grupos de trabalho e por estarem em contato direto com a mão de obra, eles são como os “olhos” do engenheiro e do mestre de obras quando eles não estão no canteiro de obras.
Como funções dos encarregados podemos citar:
- direcionar os profissionais;
- acompanhar a execução das atividades;
- evitar problemas na equipe.
Pedreiro
Os pedreiros são os profissionais que executam as tarefas estabelecidas no projeto pelos engenheiros e arquitetos e seguem as orientações do mestre de obras e encarregados.
Hoje, com a especialização crescente da mão de obra, existem pedreiros especialistas em determinadas tarefas. Porém, independentemente da especialização, todo pedreiro deve ter os conhecimentos básicos sobre os aspectos de uma obra, habilidade para lidar com nível, prumo, esquadro, alinhamento, interpretação de projetos e unidades de medida.
Servente
O servente é o ajudante de pedreiro. É ele que vai, entre outras coisas:
- transportar os materiais;
- preparar as massas de cimento e argamassa;
- verificar os equipamentos;
- montar e desmontar armações;
- remover entulhos;
- fazer a limpeza do canteiro de obras.
Carpinteiro
Os carpinteiros são os profissionais responsáveis pelas peças de madeira utilizadas em uma obra.
Eles constroem e reparam as estruturas de edifícios, incluindo escadas, batentes e divisórias e ainda podem montar as fôrmas de madeira que fazem a estruturação das vigas e pilares e até mesmo construir o telhado.
Armador
Outra mão de obra indispensável são os armadores, profissionais responsáveis pela montagem e a aplicação das ferragens da obra, seja em vigas, estruturas de fundação e estruturas de concreto (utilizadas para construir as lajes).
Eletricista
Os eletricistas são responsáveis pela montagem e instalação dos sistemas elétricos nos edifícios, ou seja, instalam conduítes, passam a fiação e instalam tomadas e interruptores.
Encanador ou bombeiro hidráulico
Os encanadores ou bombeiros hidráulicos são os profissionais adequados para reparar e instalar as tubulações de água e esgoto em edifícios novos e existentes, bem como para fazer as instalações sanitárias, ralos de chuveiro, pias, tanques e torneiras.
Gesseiro
Na fase de acabamento entra em cena outro profissional: o gesseiro.
É ele o responsável por fazer o acabamento do teto, disfarçando vigas e fios de iluminação e também, em alguns casos, a instalação de drywall (gesso acartonado); Um material bastante utilizado em paredes e divisórias das construções modernas.
Pintor
Pintor na obra é sinal de que ela está quase no fim!
Esses profissionais são responsáveis pela pintura do ambiente. Por isso, é possível encontrar pintores especializados para determinados serviços. Como por exemplo, pintura externa, de interiores, texturização, predial etc.
Vidraceiro
Se o seu projeto prevê janelas, sacadas e portas de vidro, você precisa contratar um vidraceiro. Além disso, um profissional responsável pela instalação de vidros e esquadrias metálicas.
E como se trata de um trabalho delicado, esse serviço deve ser realizado apenas no final da obra.
Marmorista
Por fim, se você deseja bancadas de mármore ou granito, a mão de obra adequada para o serviço é o marmorista. Afinal, ele é especializado em fazer os acabamentos, polir, cortar e instalar as pedras em cozinhas, banheiros ou áreas gourmet, por exemplo.
Como você já deve imaginar, por se tratar de um material caro e complicado de instalar, qualquer erro pode trazer prejuízos para a aparência do ambiente. Assim, nada melhor do que contar com um profissional capacitado e experiente.
O que levar em consideração na hora de contratar a mão de obra
Agora que você já sabe quais os profissionais deve contratar, seguem algumas dicas. Elas vão te ajudar na hora de fechar negócio com esses profissionais.
- Concentre seus esforços iniciais na contratação do arquiteto e/ou engenheiro, já que são eles os responsáveis pelo planejamento da obra. No mais, todo projeto de construção precisa de um projeto e alvará de liberação da prefeitura do seu município. E assim, esses profissionais são imprescindíveis para isso.
- Arquitetos e engenheiros sempre conhecem o trabalho de outros profissionais para construção. Por isso, poderão te ajudar a contratar o restante da mão de obra.
- Somente com o projeto detalhado em mãos é possível saber quais profissionais deverão ser contratados.
- Peça indicações aos seus familiares e amigos que já passaram por uma construção ou reforma.
- Consulte o portfólio dos profissionais que você pensa em contratar, confira seus trabalhos anteriores e pesquise com antigos clientes.
- Peça orçamentos detalhados, isso evita surpresas no futuro.
- Converse com os profissionais antes de contratá-los e faça todas as perguntas que julgar serem necessárias.
Por fim…
O sucesso de uma obra está intimamente ligada à qualidade da mão de obra contratada. Por isso não economize nesse quesito. O barato pode sair muito caro e trazer muita dor de cabeça e arrependimentos.